Polícia Federal forma 180 novos delegados

14 de dezembro de 2020 14:44

Mais 180 delegados de Polícia Federal se formaram, nesta segunda-feira (14), na Academia Nacional de Polícia (ANP), em Brasília (DF). A solenidade de formatura marcou o encerramento dos Cursos de Formação Profissional da segunda turma de todas as carreiras, depois de feitas alterações no cronograma, em razão da pandemia de Covid-19.

A formatura dos cargos de agente, escrivão e papiloscopista ocorreu há dois meses. Essa turma de novos policiais faz parte da convocação de excedentes, uma demanda da qual a Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) atuou como protagonista. O presidente da ADPF, Edvandir Felix de Paiva, participou da formatura na ANP.

Solenidade

Em saudação aos formandos, o diretor-geral da PF, delegado Rolando Alexandre de Souza, apresentou números que evidenciam os bons resultados do trabalho da instituição.

De acordo com o diretor-geral, em 2020, a Polícia Federal atingiu a marca de 80% de resolução de investigações, o que a coloca à frente de polícias americanas e europeias, cuja solução de crimes varia entre 40% a 50%, segundo ele.

Os mais de dois milhões de seguidores nas mídias sociais da PF, segundo Souza, demonstra o interesse da sociedade sobre o trabalho da Polícia Federal e aumenta a responsabilidade de seus integrantes. “Isso serve de estímulo, mas de alerta também. Façam o melhor possível”, afirmou.

Ele também mencionou recordes alcançados em 2020, no combate à corrupção (R$ 6 bilhões apreendidos), crime organizado (5,5 mil operações e mais de 1,5 mil prisões) e apreensão de drogas (R$ 1,2 bilhão).

“Isso é a PF que os senhores encontrarão quando tomarem posse”, disse o diretor-geral.

O presidente da República Jair Bolsonaro participou da solenidade ao lado de dirigentes da PF e de outras autoridades.

“Nos empenhamos, junto à equipe econômica, para chegar a esse momento. Vocês estão prontos para exercer o trabalho que todos nós esperamos. O Brasil precisa de vocês”, disse o presidente.

Concurso

Os concursos da Polícia Federal estão entre os mais concorridos da República. Neste último, foram mais de 150 mil candidatos com uma concorrência de 500 candidatos por vaga, em alguns casos.

Um novo concurso já está confirmado para 2021, com 1,5 mil vagas, das quais 123 são para delegados de Polícia Federal. A portaria que autoriza a realização do certame foi publicada, na sexta-feira (11), no Diário Oficial da União (DOU).

Segundo o diretor-geral da PF, com este novo concurso, a instituição deverá atingir um recorde histórico de efetivo, chegando a cerca de 13 mil policiais federais.

Foto: Reprodução TV Brasil

Categorizados em: