Livro de delegados federais entra na lista do Financial Times

7 de janeiro de 2022 14:13

O livro “Crime.gov: Quando corrupção e governo se misturam” (Objetiva, 2019), de autoria dos delegados de Polícia Federal Jorge Pontes e Márcio Anselmo, foi traduzido para o inglês com título “Operation Car Wash: Brazil’s Institutionalized Crime, and The Inside Story of the Biggest Corruption Scandal in History” (“Operação Lava Jato: O crime institucionalizado no Brasil e a história interna do maior escândalo de corrupção da história”).

A obra acaba de entrar na lista do jornal Financial Times, de Londres, de livros a serem lidos em 2022. O prefácio é de Robert I. Rotberg, professor de Harvard e autor de dezenas de livros e artigos sobre política externa dos Estados Unidos, África, Ásia e Caribe.

Com lançamento confirmado para 21 de abril, em Londres e New York, o livro foi editado pela Bloomsbury, editora tradicional do continente europeu com autores consagrados de público e de crítica, como J.K. Rowling, da série Harry Potter, e vencedores de prêmios Nobel, Pulitzer e Booker. A pré-venda começou na Europa, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Japão, Coreia do Sul e África do Sul.

O delegado Jorge Pontes conta que, ao escrever a versão brasileira com o delegado Márcio Anselmo, eles já aspiravam difundir a obra para fora do Brasil, por entenderem que o tema sobre corrupção sistêmica é um assunto de interesse mundial. “Não queríamos um livro acadêmico, e sim um livro para atingir o público como um todo, como foi o livro brasileiro”, afirma.

Para ele, ser publicado por uma editora como a Bloomsburry representa muito, mas também especialmente por conseguir colocar para fora toda a angústia de suas experiências na Polícia Federal. “Me sinto leve”, diz.

Segundo Pontes, a compreensão do que significa o crime institucionalizado pode ser um passo importante para as sociedades iniciarem uma transformação.

“O projeto do ‘Crime.Gov’ não poderia ter sido melhor do que foi. As avaliações que ele recebeu [de especialistas internacionais no processo de editoração] e a recomendação do Financial Times, são, para nós, a cereja do bolo”, falou.

Para Márcio Anselmo, a possibilidade de publicar uma obra em versão estrangeira é um misto de surpresa e felicidade. “É algo difícil de acreditar. Pensamos que seria publicado por algum selo alternativo do grupo, mas quando fizemos a primeira reunião com o editor e ele nos disse que publicaríamos pelo selo principal da editora, foi uma grande surpresa, principalmente, pelo porte do selo Bloomsbury”, conta.

Segundo o delegado, o processo editorial no exterior é bem mais complexo, aliado ao fato de eles serem desconhecidos no mercado editorial inglês. Sobre a indicação no Financial Times e a pré-venda, seis meses antes do lançamento, ele diz ser ” um excelente começo”.

Faça a sua reserva no site da editora Bloomsburry ou da Amazon (e-book)

Apoio para a publicação de livros

Entre os benefícios que a ADPF concede aos associados está o apoio financeiro de até R$ 5 mil para a publicação de obras sobre temas relacionados à atividade do cargo de delegado de Polícia Federal. A entidade já investiu mais de R$ 90 mil nesse tipo de benefício.

Saiba como solicitar

Consulte ou adquira, na lojinha da ADPF, as obras já publicadas

Categorizados em: