Diretora da ADPF fala do funcionamento da PF e desafios da carreira de delegado federal

25 de outubro de 2021 14:06

A carreira de delegado da Polícia Federal foi discutida durante a 12ª Semana Jurídica promovida pelo Mackenzie de Campinas. A diretora regional da ADPF-SP, delegada Tania Prado, foi convidada para representar a carreira e apontar as atribuições, estrutura e desafios dos delegados.

A diretora iniciou sua fala abordando o funcionamento da Polícia Federal, considerada uma das instituições mais respeitadas do País, presente nas 27 unidades da Federação e com atuação direta no combate aos crimes de corrupção e ao tráfico de drogas e contrabandos, além do patrulhamento dos mais de 24 mil quilômetros de fronteiras marítimas e terrestres, conforme dispõe o artigo 144 da Constituição Federal.

Com 27 superintendências, 95 delegacias descentralizadas e adidâncias no exterior, a PF também atua no controle migratório, de armas e produtos químicos. O estado de São Paulo possui a maior superintendência, com 15 delegacias, responsável por três dos maiores aeroportos do Brasil, Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, e Viracopos, em Campinas.

No que concerne às atribuições específicas dos delegados de Polícia Federal, Tania Prado destacou as exigências para ingresso na carreira e as atribuições e regras hierárquicas dos delegados.

Entre os desafios, a delegada destacou a PEC 32, que trata da reforma administrativa. Segundo ela, “é um pouco preocupante, pois, em tese, poderiam colocar qualquer pessoa de fora para comandar os setores da Polícia Federal ou demitir pessoas sob o argumento de estar com o orçamento restrito”, explicou.

Categorizados em: