Diretora da ADPF apresenta a carreira de delegado a universitários da Mackenzie

19 de agosto de 2021 14:13

A diretora regional da ADPF-SP, delegada federal Tania Prado, abriu a Semana do Advogado do Centro Acadêmico João Mendes Júnior da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie ao lado da presidente do Sindpesp, delegada Raquel Gallinati. As duas ministraram, nesta segunda-feira (16), a palestra “A carreira de delegado” para um público de mais de 500 alunos que participaram por meio de plataforma online.

Segundo Tania, a carreira de delegado de Polícia Federal desperta muita curiosidade nos universitários por ser uma atividade híbrida jurídica e policial, com riscos pessoais e desafios constantes. Além disso, lembrou que o ofício está subordinado aos limites da lei, muitas vezes, com pouco tempo para a tomada de decisão sobre a liberdade das pessoas. Há, ainda, as peculiaridades do concurso público para delegado: prova oral, exame físico e a fase da Academia Nacional de Polícia, em Brasília.

A delegada também falou aos universitários sobre a possibilidade de trabalhar – mesmo que apenas em missão – em qualquer lugar do País, presidir grandes investigações e operações, e exercer funções de comando em grupos táticos.

Ela abordou, ainda, os impactos negativos e positivos das mudanças da legislação nacional. “A Polícia Federal sempre desperta a admiração dos jovens e constato que muitas atribuições do órgão não são conhecidas deles. Atualmente, muitos delegados lecionam e apresentam aos alunos conceitos sobre o funcionamento da PF”, disse Tania Prado.

Alguns feedbacks da palestra:

“Mudou totalmente minha visão sobre a carreira de delegada, e me fez querer ir atrás pra saber mais e seguir”

“Palestra incrível! Grande oportunidade para entender um pouco mais da carreira de delegado de polícia (civil e federal)”

“Palestra ótima e muito inspiradora, ainda mais por ver mulheres nesses cargos quebrando paradigmas e o conservadorismo. Encorajador!!”

“Gostei da dinâmica pela qual os envolvidos abordaram as diversas perspectivas do ramo”

“Poder conhecer delegadas, ouvir suas experiências e dicas para quem deseja seguir nessa área ou não foi enriquecedorr e valioso!”

Categorizados em: