Concurso da PF: comissão peticiona aumento de provas discursivas corrigidas

2 de junho de 2021 17:08

Uma comissão de candidatos do concurso público da Polícia Federal está coletando assinaturas numa petição online que busca aumentar o número de provas discursivas corrigidas. A meta é chegar a 5 mil; até o momento desta publicação as assinaturas chegaram a 4,7 mil.

Argumentam os candidatos que, nos concursos anteriores, o número de provas discursivas corrigidas sempre foi de, no mínimo, quatro vezes o número de vagas previsto em edital – foi o caso do concurso da PF de 2018.

No atual concurso, apenas os candidatos classificados em até três vezes o número de vagas previsto em edital terão suas provas discursivas corrigidas. Para os candidatos, “isso pode vir a ser infrutífero, pois muitas reprovações ocorrem nas demais fases do concurso como: teste físico, exame médico, investigação social, curso de formação profissional, aprovação em outros concursos e abandono da formação, dentre outros”.

A petição é direcionada ao presidente da República, ministro da Justiça e Segurança Pública e diretor-geral da PF. A comissão requer o deferimento antes do resultado preliminar das provas discursivas previsto para ser divulgado no dia 11 de junho.

As provas objetiva e discursiva ocorreram no dia 23 de maio. O atual concurso prevê o provimento de 1,5 mil vagas para todas as carreiras da Polícia Federal. Para o cargo de delegado são 123 vagas ofertadas.

Categorizados em: